demonia editora
A demonia editora é uma editora independente, feita por Mercuria e Rivka, interessada na publicação de poesia feita por pessoas dissidentes. Inspirada na imagem de Lilith como a primeira representação do desvio, e por consequência, a primeira representação do mal a partir da perspectiva da cisheteronormatividade, Lilith é a representação do desejo selvagem/não dócil com o potencial de destruir essa normatividade. Ela é o exemplo mais antigo da posição que ocupamos enquanto pessoas dissidentes e pessoas trans. Lilith mostra que sempre estivemos aqui e sempre estaremos. Lilith é TRANStornar o mundo heterocis. Lilith é demonia.
Rivka é sapatão não-binárie e judia diaspórique. Trabalha como médique e traduz vários idiomas diferentes. Estuda cabala judaica, e é iidichista. Já foi responsável pela a editora Dybbuk, pela qual publicou seus dois primeiros livros de poesia, 'O livro do Yom Kippur' e 'Autotanatografia'. O terceiro saiu pela demonia, em 2024, com o título de 'Na língua calcinada'.

Mercuria é artista sapatão não binarie da cidade de Curitiba. É escritora, artista da performance, taróloga, e cientista social com habilitação em antropologia pela UFPR com pesquisa na área dos artivismos das dissidências sexuais e de gênero. Constroi coletivamente a Membran Literária e é co-criadora da Dissidrags. Na poesia, tem seus poemas publicados nas zines Corja! e Bra_il da Membrana Literária e Tripa #1 da Tripa Publica. Sua poesia transita entre os afetos dissidentes, a neurodiversidade e os traumas coletivos e individuais. Seu primeiro livro de poesia “tudo que fiz fiz com esse corpo” teve lançamento em 2023, tendo publicado 'devoção', seu segundo livro, pela demonia em 2024.

